SÚries Iniciais - a Coor. Carla Carrera

Cascavel, 19 de fevereiro de 2010

   

       "O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas, não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram. Homens criativos, inventivos, descobridores".  ( Jean Piaget  )

      

     Senhores Pais!

     Estamos  felizes por  contarmos com a presença dos senhores e de seus filhos em nossa escola, em busca do conhecimento e do desenvolvimento globalizado, aprimorando o relacionamento e amizades, pois, aqui, formamos uma grande família!

     Portanto, para obtermos resultados eficazes e melhor organização nas atividades educativas, tanto na escola como em casa, solicitamos a atenção e apoio de todos os senhores  quanto às orientações  a seguir:

- Agenda Escolar: é um dos instrumentos de comunicação entre escola e família, solicitamos que todos os alunos tenham a agenda preenchida adequadamente e, quando tiver alterações de telefones, que estes sejam atualizados. Os pais devem ler os bilhetes e anotações da agenda diariamente, estando cientes das comunicações e/ou solicitações dos professores e outros setores da escola.

- Apostilas: material necessário às atividades escolares.Solicitamos que os pais auxiliem seus filhos para que a tenham na mochila, após a realização das tarefas e organizem os demais materiais que devem acompanhar a rotina escolar.

- Uniforme: o uso do uniforme é obrigatório, no horário de aulas, na escola e em atividades extras em outros locais em que for necessário. Quando não for possível o aluno freqüentar a aula devidamente uniformizado, os pais deverão anotar justificativa na agenda, zelando para que esta ação não seja constante.

Orientamos que todo uniforme e material escolar sejam identificados com o nome completo do aluno, evitando trocas.

- Objetos não pertencentes ao material escolar: a escola não se responsabilizará pela perda de qualquer objeto estranho que por ventura o aluno traga às aulas, como brinquedos eletrônicos, jóias, celulares, etc.

- Lanche: o lanche poderá ser adquirido na cantina da escola e os pais que desejarem comprar o lanche na cantina, deverão oficializar a solicitação diretamente com a Sra. Lucia. Os alunos podem trazer lanche de casa, mas que seja evitado: salgadinhos industrializados, frituras, refrigerantes e doces.

- Garrafa de água: na lista de materiais já foi solicitado e reforçamos para que cada criança tenha e traga consigo a sua garrafa, já com água, para o início das aulas.

- Calçados: solicitamos que os pais observem e orientem em casa quanto a utilização de calçados adequados para a frequência à escola, em dias de aulas teóricas e principalmente para as aulas práticas de Educação Física. Evitem chinelos, tamancos e qualquer outro calçado que não esteja bem adaptado e firme ao pé da criança. Dê preferência ao tênis, com solado antiderrapante.Para as aulas de Educação Física, o tênis é obrigatório.

- Aulas extras: Inglês, Educação Física e Informática, sendo obrigatórias e integrantes da Matriz Curricular, em horário normal de aula.

- Atividades extraclasses: os interessados em participar de Treinamentos Esportivos, aulas de Violão, Coral, Bordados, Karatê, Ballet, Xadrez, os pais devem efetuar a inscrição na secretaria da escola, com a Irmã Célia.

- Atendimento a pais: quando houver a necessidade de conversar com os professores, os pais devem entrar  em contato com a Coordenação Pedagógica para agendamento ou mesmo via agenda escolar enviando bilhete à professora. Os professores poderão atender os pais nos horários das aulas extras, portanto, observem o horário escolar da série/turma para realizar este atendimento.

Solicitamos que os pais não fiquem nas portas das salas de aulas ou no momento de oração, no saguão, conversando com os professores, pois, naquele momento, os professores devem iniciar as atividades escolares e priorizam o atendimento aos alunos,  no horário de entrada como de saída das aulas.

- Horários: entrada: 13h 15min e saída: 17h 30min. Ressaltamos que os alunos de 1º Ano à 4ª Série, Ensino Fundamental I, o horário de saída é diferenciado da Educação Infantil.

Os alunos que chegarem atrasados, terão registro na agenda escolar e os pais deverão assinar, posteriormente, estando cientes de que o atraso implica em comprometimento no rendimento escolar do(a) filho(a) e dos colegas, pois ao entrar em sala após o início da aula, dispersa a atenção dos colegas.

Quando o aluno necessitar sair antecipadamente, solicitamos que os pais justifiquem através de bilhete na agenda, informando quem virá buscá-lo(a) e o horário.

Solicitamos que os pais sejam pontuais quanto aos horários de entrada e saída, mas, quando houver algum atraso na saída, solicitamos que o aluno esteja orientado para aguardar o pai ou a mãe no saguão da escola, não distanciando-se para outras áreas ( ginásio, área verde, etc..).

Em dias de chuva, os pais poderão utilizar a entrada de carros do portão lateral, pela Rua Hermes Vessaro, saindo pelo portão da Rua Mato Grosso, utilizando a cobertura no estacionamento para embarque e desembarque dos alunos. Para que esta ação não cause transtornos, solicitamos que os alunos estejam orientados pelos pais desta possibilidade quando ocorrer chuva nos horários de saída e entrada, e que principalmente na saída, os alunos aguardem seus pais próximos à cobertura, na lateral do saguão, para não congestionar o trânsito neste local.

- Tarefas: especialmente nesta fase do Ensino Fundamental I, é necessário que os  pais acompanhem diariamente a execução das tarefas, orientando e incentivando os filhos para a realização das mesmas, sendo que toda tarefa deverá ser realizada pelo(a) aluno(a). É importante que a criança desenvolva hábitos de estudo desde cedo, como horário e local adequado para o momento das tarefas escolares, sendo observadas condições de iluminação, ruídos e dispersão.

- Doenças: Em caso de doença infecto-contagiosa, o aluno não deverá freqüentar às aulas. Os pais deverão conversar com o médico responsável sobre o momento adequado para retornar às atividades escolares. Os pais deverão comunicar a escola quantos dias a criança precisará ficar afastada.

- Medicamentos: Quando for necessário a administração de medicamentos em horário escolar, favor enviar a receita médica ou autorização na agenda, especificando horários e dosagens adequadamente.  Se o próprio aluno transportar o medicamento, solicitamos que esteja bem embalado na mochila para evitar transtornos.

- Biblioteca: os alunos poderão utilizar os livros da Biblioteca registrando o empréstimo na Carteirinha, a qual terá um custo de R$ 1,00 e terá validade até o encerramento do ano letivo. Caso ocorra atrasos na devolução de livros, será cobrada uma taxa de R$ 1,00 por dia de atraso.

      Senhores pais, as orientações acima visam o melhor atendimento e desenvolvimento das ações pedagógicas e educativas, qualquer dúvida, entrem em contato conosco.

      Desde já agradecemos pela atenção e compreensão.

     Atenciosamente,

Equipe Diretiva 
 
 
 

Solicitamos a confirmação de leitura e ciência dos comunicados deste billhete: 
 

Assinatura dos pais ou responsável:___________________________________